Bem-vindos ao

Bem-vindos ao

Aizomê

Aizomê

Nova unidade

Nova unidade

JAPAN HOUSE

JAPAN HOUSE

Eleito melhor japonês em 2017, 2018 e 2019
pelo júri da Folha de São Paulo

Eleito melhor japonês em 2017, 2018 e 2019
pelo júri da Folha de São Paulo

Washoku

Washoku

Culinária

Culinária

Tradicional

Culinária

Tradicional

Japonesa

Japonesa

Embaixadora da Gastronomia
Japonesa e eleita Chef do ano
em 2019 pela Folha de
São Paulo

Embaixadora da Gastronomia
Japonesa e eleita Chef do ano
em 2019 pela Folha de
São Paulo

Chef Telma Shiraishi

Chef Telma Shiraishi

Omakase

Omakase

Menu degustação

Menu degustação

para uma

para uma

experiência

experiência

completa

completa

Sazonalidade

Sazonalidade

O melhor

O melhor

dos ingredientes

dos ingredientes

em cada estação

em cada estação

Moritsuke - A beleza na apresentação dos pratos

Moritsuke - A beleza na apresentação dos pratos

Balcão

Balcão

ao estilo tradicional

ao estilo tradicional

Espaço para Eventos - Unidade JAPAN HOUSE

Espaço para Eventos - Unidade JAPAN HOUSE

Espaços Reservados com Estilo e Conforto - Unidade JARDINS

Espaços Reservados com Estilo e Conforto - Unidade JARDINS

Sobremesas

Sobremesas

surpreendentes

surpreendentes

Omotenashi

Experiência

da hospitalidade

japonesa

_______

O AIZOMÊ

HÁ 11 ANOS REFERÊNCIA EM CULINÁRIA JAPONESA

O

Aizomê foi fundado em 2007 com o objetivo de mostrar a tradição culinária japonesa com refinamento, conforto e cuidado. Esta tradição não quer dizer apenas fidelidade na reprodução das receitas de pratos típicos, mas sim uma profunda compreensão da visão de mundo do povo japonês, tanto cultural, como histórica, religiosa e até mesmo espiritual.

Este cuidado pode ser notado na escolha de se trabalhar sempre respeitando o ritmo da natureza e compreendendo que no Japão mesmo as receitas típicas não possuem uniformidade, mas variam de acordo com a região, com os ingredientes ali encontrados que transmitem e apresentam um sabor particular de cada uma dessas regiões. A tradicional culinária japonesa, conhecida como Washoku  和食 , prima pela sazonalidade e qualidade dos ingredientes, reflete também na valorização do produtor e da origem do alimento, além de preocupar-se com a pureza e harmonia dos sabores.

No Aizomê o público poderá entrar em contato com o Washoku  和食 através das releituras da chef Telma Shiraishi que unem os conceitos japoneses às particularidades encontradas nos ingredientes brasileiros. Esta conversa culinária entre duas culturas tão distantes permitem a criação de pratos contemporâneos que se amparam na tradição de modo a torná-la viva e pulsante na experiência proporcionada pela harmonização destes sabores.

O próprio nome do restaurante – 藍染  Aizomê – faz referência a esta relação entre tradição e modernidade, entre o passado e o presente. Aizomê é o nome de uma técnica milenar de tingimento de tecidos com índigo, e seu azul característico é muito apreciado e reconhecido dentro da cultura japonesa. Da mesma forma que é possível utilizar o Aizomê para fazer apresentações modernas a Chef Telma cria uma apresentação contemporânea dos pratos utilizando tradicional técnica da culinária japonesa.

CHEF TELMA SHIRAISHI

OLHAR CONTEMPORÂNEO À COZINHA TRADICIONAL JAPONESA

 

A

chef Telma Shiraishi é a fundadora do Aizomê. Carrega em sua trajetória diversos feitos e realizações que tornam ainda mais evidente seu olhar, cuidado e sensibilidade em relação ao estudo, tradução e divulgação da tradição culinária japonesa.

Em dezembro de 2018, recebeu do Consulado Geral do Japão em São Paulo o Diploma de Honra ao Mérito pela Difusão da Culinária Japonesa. Em março deste ano foi agraciada com o título de Embaixadora da Boa Vontade para Difusão da Culinária Japonesa pelo Governo Japonês através da MAFF - Ministry of Agriculture, Forestry and Fisheries, sendo a primeira mulher brasileira a receber este título. E recentemente foi eleita a Melhor Chef do Ano pelo anuário O Melhor de São Paulo, do jornal Folha de S. Paulo.

Estes títulos e premiações foram conquistados através de um longo trabalho de estudo e debruçamento sobre cultura japonesa. Seu percurso apresenta diversas mudanças de caminho e um profundo tatear que de certa forma pode ser percebido na natureza multidisciplinar encontrada nos conceitos que amparam o funcionamento do Aizomê.

Filha e neta primogênita de uma família de imigrantes japoneses, cresceu em Paraíbuna cercada de livros e de natureza. Aos 17 anos entrou no curso de medicina da Universidade de São Paulo, porém acabou não concluindo. Também participou da segunda turma do curso de ciências moleculares da mesma universidade. Depois, ingressou no curso de moda e logo começou a trabalhar como assistente do estilista Fause Haten. Em todos os momentos de sua história a culinária caminhava paralelamente, desde a cozinha da casa de sua família até a preparação dos eventos junto ao ateliê de moda. Até que em 2007 funda o restaurante Aizomê e dedica-se ao estudo e divulgação da tradição culinária japonesa.

 

 

Todas as mudanças, desvios e invenções de caminho aguçaram a percepção, o rigor e a dedicação da chef com relação a seu trabalho, a levando a quebrar o tabu de que mulheres não poderiam estar à frente das cozinhas japonesas, conquistando não só o respeito do paladar criterioso dos paulistanos, mas também de toda uma exigente comunidade japonesa.

Além do restaurante Aizomê, a chef Telma Shiraishi é a responsável pela cozinha do Consulado Geral do Japão, onde assina os cardápios e executa os banquetes e recepções para dignatários japoneses, brasileiros e estrangeiros.

Como forma de transmitir seu legado, a chef também ministra cursos, palestras e workshops sobre culinária japonesa, participa de grandes eventos e encontros gastronômicos. E com as equipes que trabalham nas duas unidades do Aizomê – Jardins e Japan House – prepara uma nova geração de cozinheiros conscientes do seu papel tanto com relação ao consumo responsável quanto a uma tradição a ser mantida viva.

UNIDADES

ESCOLHA A SUA EXPERIÊNCIA

RESTAURANTE JARDINS

Aberto inicialmente como um restaurante japonês para japoneses, se instalou num discreto sobrado, próximo ao consulado do Japão e de sedes de empresas japonesas, oferecendo salas reservadas, espaços trabalhados em madeira e um salão principal com o clássico balcão onde é possível observar o primoroso trabalho da equipe de sushiman. Aqui, praticamente só se falava em japonês.  Após conquistar o paladar exigente do público nipônico, passou a atrair críticos, brasileiros já familiarizados com a cultura japonesa, além de entusiastas desta culinária.

A casa propõe uma experiência próxima ao conceito de slow food e apresenta como carro chefe um menu de degustações, que consiste na apresentação em etapas equilibrados entre receitas quentes e frias, convidando os clientes a uma viagem pelos sabores japoneses.

 

 

RESTAURANTE JAPAN HOUSE

Alinhado com a proposta da Japan House de apresentar ao público a cultura japonesa contemporânea, o restaurante tem como objetivo levar a um maior número de pessoas as diversas características e pilares da culinária japonesa de forma aberta, democrática e acessível. Por isso, o menu da casa mescla preparações de receitas quentes e frias, num conjunto de pratos variados que compõem uma refeição completa, equilibrada e saborosa.

A preocupação com a qualidade e o respeito pelos ciclos da natureza compõe um importante diferencial no processo de criação dos pratos da casa. Todos os ingredientes são cuidadosamente selecionados após um extenso trabalho de pesquisa e curadoria com diversos produtores, buscando a construção de um futuro mais sustentável e adoção de novos modelos de trabalho e de serviço.

Todos os elementos e aspectos mais importantes da cultura alimentar e especialidades japonesas serão apresentadas em pratos ou cardápios temáticos, sazonais ou comemorativos, em consonância com as exposições do centro cultural e das manifestações gastronômicas festivas do Japão.

ACONTECE NO AIZOMÊ

POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES

Telma Shiraishi recebe título de Embaixadora da Gastronomia Japonesa pelo Governo Japonês

Telma Shiraishi recebe título de Embaixadora da Gastronomia Japonesa pelo Governo Japonês

Clique aqui para ver esta matéria na Revista Prazeres da Mesa ...

OS MELHORES DA AMÉRICA LATINA NO TENDÊNCIAS

OS MELHORES DA AMÉRICA LATINA NO TENDÊNCIAS

Telma Shiraishi palestrou no Mesa Tendências 2018, organizado pela revista Prazeres da Mesa. O Mesa Tendências, congresso internacional de gastro ...

Chef Telma Shiraishi elabora jantar magno ao lado de Mitsuharu Tsumura, o Micha do restaurante peruano Maido

Chef Telma Shiraishi elabora jantar magno ao lado de Mitsuharu Tsumura, o Micha do restaurante peruano Maido

Telma Shiraishi, Chef do conceituado restaurante Aizomê irá palestrar no Mesa Tendências 2018, organizado pela revista Prazeres da Mesa cujo o tema ...

SOCIAL MEDIA

Veja os posts mais recentes do Aizomê

CONTATO

Entre em contato com o Aizomê

 

UNIDADE JARDINS
Alameda Fernão Cardim, 39 - São Paulo - SP
Telefone (11) 2222-1176 Ramal 1
WhatsApp (11) 94247-9277
Horários de funcionamento:
Seg a sex: 12h às 14:30 e 18:30 às 23h
Sábado: 18:30 às 23h | Dom e Feriados: fechado

UNIDADE JAPAN HOUSE
Av. Paulista, 52 - São Paulo - SP
Telefone (11) 2222-1176 Ramal 2
WhatsApp (11) 94247-9277
Horários de funcionamento:
Terça à domingo das 12:00 às 17:00 | Feriados: aberto

Email aizome@aizome.com.br

 
Formas de Pagamento